Therablaster na recuperação muscular
Na clínica Longevidade e Saúde, a fisioterapia aplica o moderno Therablaster na recuperação muscular, seja de atletas profissionais ou não. Esse equipamento pode ser utilizado em todas as regiões do corpo.
Alguns benefícios
- Melhor qualidade de vida e performance;
- Melhora o alcance de movimento;
- Reduz dano ósseo;
- Promove a circulação do sangue;
- Promove a liberação miofascial.
A Fáscia
Como dito, a liberação miofascial (LM) é um dos benefícios da aplicação do Therablaster, mas, antes de falarmos dela, vamos entender o que é a fáscia.
O tecido miofascial (TM) é a fáscia que fica envolta aos músculos, e, em condições normais, deve possuir flexibilidade, pois sendo assim, há o preenchimento dos espaços entre os órgãos, músculos e tecidos, não havendo restrições a sua movimentação.
O TM possui também completa influência em toda musculatura e órgãos, pois é um sistema que interliga todos os outros tecidos do corpo. Então, as fáscias devem estar livres, permitindo a movimentação dos músculos, consequentemente, havendo uma melhora do seu funcionamento e performance.
Lesões, estresses por traumas e/ou emocionais podem ocasionar a contração fascial, impedindo, assim, movimentos livres e essenciais, seja prejudicando a evolução de atletas, seja agravando lesões (e o quadro de dor) nos pacientes.
Os Nervos são outro tecido que podem sofrer com dores intensas, causadas pelo enrijecimento fascial, pois também são recobertos por esse tecido.
A postura inadequada, treinos intensos e a falta de acompanhamento profissional são alguns dos motivos de dores na fáscia.
Assim, a LM pode ser um tratamento indicado, e são várias as suas indicações.
Fonte da imagem: pt.wikipedia.org
A liberação miofascial
A LM possibilita que a circulação sanguínea volte ao normal na área onde foi lesionada, ocasionando um maior fluxo de nutrientes nos nervos e músculos. Também, como resultado, resulta em uma maior capacidade de recuperação dos movimentos e diminuição da dor.
É excelente, também, para o “preparação e recuperação”, pré/pós treino!
Veja abaixo a utilização na panturrilha de uma tri-atleta, após a competição.