Envelhecer com saúde

Fisioterapia Geriátrica

O que é fisioterapia geriátrica, seus benefícios, prevenções
de doenças e autonomia na terceira idade.

Clique no botão abaixo e marque uma avaliação.

O que é fisioterapia geriátrica?

A Fisioterapia Geriátrica trata-se de um conjunto de procedimentos fisioterapêuticos que ajudam no controle dos sintomas de doenças; na melhora da coordenação, concentração e postura; no aumento do relaxamento muscular e redução de tensões; no favorecimento da autoestima, etc.

Como na terceira idade, o indivíduo está mais vulnerável físico-funcionalmente, é de extrema necessidade o estímulo à prevenção de patologias e deficiências, tanto de ordem física quanto psíquica.

É neste contexto que a fisioterapia preventiva se torna um grande aliado à saúde do idoso. Ela engloba diferentes exercícios físicos e respiratórios que se adaptam às necessidades individuais de cada paciente, bem como aos limites de cada um.

fisioterapia geriátrica Senhora bebendo café, sentada do lado de fora da casa

Marque uma avaliação

Clique no botão e marque uma avaliação sem compromisso!

Benefícios ao idoso

A Fisioterapia Geriátrica ajuda a prevenir os riscos de doenças comuns na terceira idade, como a diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites, artrose, etc, além de atuarem no controle de dores nas articulações e em problemas de insônia, depressão ou ansiedade, por exemplo.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), hoje, temos a quinta maior população idosa do mundo. Ainda segundo o Órgão, estima-se que, em 2030, o número de pessoas com 60 anos, ou mais, será maior que a faixa dos que têm de 0 a 14 anos de idade.

Afirma ainda, que um em cada três idosos no Brasil apresenta alguma limitação funcional. Isso sem citar as limitações das condições mentais. Não há dúvidas de que isso gera um grande impacto nas famílias, pois dificulta a realização, pelo idoso, das atividades do dia a dia.

Então, é preciso envelhecer com saúde, mas isso não se resume à ausência de doenças. Também há a necessidade da prática de atividades físicas. É aí que entra em ação a fisioterapia geriátrica.

Porém, nem sempre é possível o deslocamento desse idoso até o local da prática de atividades físicas. Surge, assim, a possibilidade da fisioterapia domiciliar.

Idosos com Alzheimer

Os objetivos primários, para o tratamento de um idoso com Alzheimer, são melhorar a qualidade de vida, maximizar o desempenho funcional dos pacientes e promover o mais alto grau de autonomia factível em cada um dos estágios da doença.

A Fisioterapia Geriátrica, no tratamento de idosos com Alzheimer, visa prevenir as contraturas articulares, mobilizar as secreções pulmonares, prevenir os encurtamentos musculares e manter a massa muscular para prevenção de atrofias.

O objetivo é melhorar o equilíbrio e a marcha, assim como prolongar o tempo de independência do paciente. O fisioterapeuta deve avaliar todos os itens, como amplitude articular, força muscular, alterações posturais e capacidade respiratória.

Além disso, os itens relacionados à psicomotricidade também devem ser avaliados, como coordenação, equilíbrio, marcha, labilidade, autopercepção, imagem corporal e funções de vida diária.

Em fases mais tardias do Alzheimer, quando o idoso apresenta maior comprometimento, a mobilidade muitas vezes só pode ser avaliada de forma passiva.

Senhora com olhar de estranhamento falta de memória e perdida no ambiente Alzheimer

Portanto, envelhecer bem significa estar física e mentalmente bem.

Marque sua consulta e faça sua avaliação sem compromisso. Consulte-nos sobre a possibilidade desse serviço em domicílio. Venha nos conhecer!

Últimos posts sobre Fisioterapia geriátrica

Não encontrou o que você queria? 

Topo
plugins premium WordPress