Aulas de Pilates
Pilates na Tijuca
Pilates no tratamento ou no condicionamento físico.
Pilates em dupla, Solo e Pilates para gestantes.
Clique no botão abaixo e marque uma avaliação.
- Atenção
*Não trabalhamos com planos de saúde.
O que é Pilates?
De acordo com o site Wikipédia, Joseph Pilates foi o inventor do Método Pilates de condicionamento físico.
Quando criança, devido a ter sofrido com inúmeras doenças que o impuseram diversas limitações físicas, na fase da adolescência, visando a uma maior autonomia, independência e superação de suas limitações físicas, combinou anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental, resultando no desenvolvimento de exercícios em aparelhos rústicos, todos inventados por ele.
Criou por volta de quinhentos exercícios que, sem dúvida, ajudam os pacientes a uma melhoria na qualidade de vida.
Não é padronizado, ou seja, varia de pessoa para pessoa, sendo adaptável para cada indivíduo.
Joseph Pilates “pilateando” – Imagem: BBC news
Sala de Pilates
Pilates clínico
Nas aulas os alunos/pacientes têm direcionamentos personalizados, de acordo com sua condição pessoal, patologia ou sintomas, e os exercícios evoluem conforme a progressão do paciente.
Muitas vezes, os alunos nos questionam se não seria igual ao tratamento fisioterapêutico?
A resposta é SIM, pois a maioria dos pacientes procuram essa modalidade para tratamento de dor, disfunção articular/muscular, pós-operatório de cirurgias, reabilitação cardiopulmonar, dentre outras patologias que precisam de tratamento específico, assim como a fisioterapia, e é exatamente o que encontramos no Método. Ou seja, fisioterapia com Pilates.
Assim, para alguns, funciona como uma reabilitação e para outros, será uma atividade benéfica, segura e eficaz após uma reabilitação, como atividade física de manutenção.
Pilates solo
A aula é feita sem a aparelhagem clássica, mas com o auxílio de diversos equipamentos, como bola, banda elástica etc, onde o próprio corpo assume o protagonismo.
Pilates em aparelhos
Nessa modalidade, as aulas são feitas em aparelhagem específica e moderna. Temos todos os equipamentos em novíssimo estado, sendo, também, dada atenção especial à limpeza e manutenção.
Pilates para emagrecer?
Como funciona como atividade física de manutenção, e, caso seja feito com dedicação, aliado a uma dieta rica e equilibrada, pode sim ajudar no emagrecimento.
Pilates para gestantes
É fato que o pilates na gestação é uma escolha inteligente de exercício. Através do método, é possível manter o corpo em dia e de forma saudável, antes e após o parto, e o mais importante, exercitar-se sem esforços inadequados.
Durante esse período, o corpo feminino e suas demandas mudam o tempo todo, fazendo com que músculos e articulações também tenham que se adequar.
A mulher ganha peso, aumenta de tamanho. Há duas cargas extras que passará a levar, durante meses, na frente do corpo:
As mamas aumentam de volume, tendendo forçar a coluna na parte superior. A barriga ganha tamanho e peso, forçando a lombar, na parte inferior.
Benefícios do Pilates em Gestantes
Como não sobrecarrega as articulações, praticar pilates, de forma constante, é o exercício ideal, pois, para a mulher, além de mais confortável, também traz:
- Estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico (diminuindo a pressão na bexiga);
- Alonga e fortalece de forma suave a musculatura;
- Fortalece os músculos abdominais, beneficiando a coluna vertebral;
- Efeito calmante, o que também beneficia o bebê;
- Como é relaxante, ajuda na respiração correta, assim, ajuda na hora do parto;
- Previne dores na lombar, comum em grávidas, pois orienta a boa postura
- Ajuda na recuperação mais rápida da boa forma física no pós-parto;
- Auxilia na minimização da retanção hídrica e inchaço (fluido linfático, líquido amniótico e água) que são bastante aumentados na gestação;
- Não sobrecarrega o coração da mãe, que, nessa fase, precisa trabalhar mais, pois trabalha pra si e para o bebê. Assim, evita tonturas;
- Ajuda na concentração, no equilíbrio e coordenação motora.
Quem pode praticar?
Pilates é vida, Pilates é funcional, por isso pode ser praticado por pessoas da terceira idade, por gestantes e por crianças. Enfim, por todas as idades, ambos os sexos.
Quando aliada a outras técnicas da fisioterapia, como a RPG (reeducação postural global), obtém-se resultados ainda melhores, e sempre sob o acompanhamento de um profissional de fisioterapia.
Últimos posts sobre Pilates
Como o Pilates combate doenças neurológicas
Iremos ver como o Pilates pode ajudar no combate a doenças neurológicas, como ele atua no tratamento e seus benefícios.
Dor lombar em gestantes
Sentir dores na lombar por gestantes é comum. Falarei algumas dicas de como minimizar as dores e do tratamento.
Não encontrou o que você queria?