- Não trabalhamos com planos de saúde
A importância no cuidado pós operatório
Você conhece a FIBROSE-CICATRICIAL PÓS-CIRÚRGICA?
A formação da fibrose está relacionada a um processo cicatricial que ocorre a partir de um evento cirúrgico que se inicia através de um complexo de respostas defensivas, que existem para manter a homeostase do organismo. O processo de restauração se inicia logo após o sangramento causado pela ruptura dos vasos sanguíneos, onde plaquetas formam um coágulo inicial, que atrai substâncias pelo processo de reparação tecidual.
É a substituição por um tecido fibroso que produz aderências entre os elementos nervosos e as estruturas vizinhas.
A fibrose é um tecido branco espesso que se forma 3 dias após a operação.
O hematoma é invadido por um tecido de granulação com fibroblastos em 2 semanas, e em 4 semanas a fibrose é constituída.
No nível topográfico, os condroblastos predominam perto do disco, enquanto os fibroblastos predominam na cicatriz e os músculos.
Consequências
Diminuição da mobilidade das articulações, que não pode escapar para o agente de compressão (compressão óssea).
Esta diminuição da mobilidade, promove a HIPERMOBILIDADE reacional conjunta dos outros níveis articulares ou do mesmo nível levando a problemas a distância.
Sabe-se que quanto antes forem empregados os recursos manuais específicos no pós-operatório da cirurgia, melhor será o resultado final e menor será a formação de fibroses. Por isso,mantenha-se sempre atento(a) e procure um profissional capacitado no seu pós operatório ou para avaliar sua cicatriz para prevenção de problemas futuros.
- Não trabalhamos com planos de saúde