O que é tendinite
A tendinite nada mais é do que a inflamação dos tendões e, ao contrário do que muitos pensam, é um problema grave, pois, além de representar um meio de transmissão entre o músculo e o osso, eles (tendões) têm capacidade visco-elásticas, que permitem ao membro resistir às trações e fortes impactos.
Seja por problemas crônicos, pelo uso excessivo de computadores, vídeo games, entre outras atividades, essa patologia vem tirando o sono de muita gente.
Essa costuma ocorrer em regiões, como extensores do punho, nas mãos, nos músculos dos ombros (por Síndrome do Impacto), tornozelos, cotovelos (epicondilite), entre outras.
O que causa tendinite
Ocorre por diversas situações, por exemplo:
- Posição inadequada na prática de atividades e esforços;
- Postura errada;
- Esforço intenso e longo;
- Falta de aquecimento prévio para a prática de exercícios;
- Infecções, de modo geral;
- Falta de hidratação e alimentação inadequada;
- Traumas mecânicos;
- Doenças reumatológicas e do sistema imunológico;
- Alterações da biomecânica que aumentam a sobrecarga no tendão.
Tratamento
Como pode ser o resultado de diversos problemas, para tratá-la, deverá ser realizada uma minuciosa avaliação para detectar qual é a disfunção primária (qual é a causa do problema), evitando focar apenas nos sintomas, fazendo com que haja de volta o equilíbrio do corpo, além de devolver a mobilidade ao paciente.
Após uma avaliação completa do paciente e do diagnóstico pronto, haverá o alívio das tensões musculares e desbloqueio das articulações por meio de técnicas manuais.
A Osteopatia é uma opção adequada e completa para tratar a tendinite, pois propõe, em parceria com a medicina tradicional, uma abordagem diferente, tratando também os problemas que geram a doença e não apenas os sintomas. Assim, o tratamento devolve a mobilidade ao paciente e, portanto, dependendo do caso, ameniza ou até elimina as dores, além de diminuir o risco de reincidência no mesmo local.